quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aprenda um pouco sobre o Watsu!


O Watsu, também conhecido como "Water Shiatsu", aquashiatsu ou hidroshiatsu, foi criado por Harold Dull em 1980. São aplicados alongamentos e movimentos do zen shiatsu na água, incluindo alongamentos passivos, mobilização de articulações e "hara-trabalho", bem como pressão sobre "tsubos" (acupontos) para equilibrar fluxos de energia através dos meridianos (caminhos de energia)2.

O Watsu pode ser aplicado em piscinas que possuem um ou mais níveis de profundidade. Cuja, temperatura ideal é estimada em 35 º C dependendo do grupo e da patologia que o indivíduo apresenta4.
A utilização do método Watsu como recurso hidroterapêutico em pacientes portadores de dor crônica generalizada como a fibromialgia, parece oferecer estratégias para ajudar no tratamento dos mesmos, visto que possui caráter suave, mas de efeito profundo e grande potencial terapêutico. Esse trabalho corporal é desenvolvido em água especialmente aquecida, em que o instrutor conduz o recebedor a alongamentos, balanços simples, manipulações terapêuticas e movimentos rítmicos, ora livres ora seqüenciais5, 7.
As propriedades físicas e o aquecimento da água desempenham um papel importante na melhoria e na manutenção da amplitude de movimento das articulações, na redução da tensão muscular e no relaxamento. Como recurso que utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos advindos da imersão do corpo em piscina aquecida, destaca-se a fisioterapia aquática que auxilia a reabilitação ou prevenção de alterações funcionais3.
A técnica inicia-se com a sincronia entre instrutor e recebedor, ao respirarem juntos. O terapeuta irá flutuar o paciente, mantendo sua cabeça em posição neutra, segura e confortável, evitando a hiper-extensão4.
O nariz do recebedor permanece fora da água. Os ouvidos são mantidos por quase toda sessão imersos, porém por alguns momentos podem ficar em contato com o ar mais frio, estimulando o sistema sensorial primário5.
O corpo do indivíduo será mantido na posição horizontal, sempre sustentado pelo instrutor, que realizará a seqüência de movimentos que incluem massagens, alongamentos e trações1.
Em condições de flutuação, onde o paciente permanece deitado de costas na água, não há nenhuma superfície firme contra a qual os músculos possam reagir. A modulação de reflexo a estiramento é mínima, se existe, fazendo com que haja uma redução do tônus muscular após um período mínimo de 15 minutos6.
Vale ressaltar que o paciente não é necessário ter um grande grau de flexibilidade, posto que as técnicas de Watsu conseguem se adequar ao mesmo4.




Referências

1. ALMEIDA, R.; M.; BORGES, D. D. M.; SILBERBERG, K. A influência do watsu na espasticidade em um portador de lesão medular torácica alta devido a trauma na medula espinhal – estudo de caso. Trabalho de conclusão de curso, Universidade da Amazônia/CCBS, Belém, 2004.
2. BIASOLI, M. C.; MACHADO, CASSIANO, C. M.; Fibromialgia e exercícios físicos. Revista Brasileira de Medicina, v. 65, n. 5, mai 2006
3. CAROMANO, F. A, CANDELORO, J. M. Efeito de um programa de hidroterapia na flexibilidade e na força muscular de idosas. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n.4, p. 303-309, jul./ago. 2007.
4. DULL, H. Watsu – exercícios para o corpo na água. Summus: São Paulo, 2001.
5. GARTHOFF, U. Apostila do Curso de Watsu – Nível II. Watsu Center: São Paulo, 2007.
fibromialgia: Atualização. Neurociências. Minas Gerais, n.3, jul/set. 2004.
6. ROUTI, R. G.; MORRIS, D. M.; COLE, A. J. Reabilitação Aquática. São Paulo: Manole, 2000.
7. VITORINO, D. F. M.; PRADO, G. F. Intervenções fisioterapêuticas para pacientes com fibromialgia: Atualização. Neurociências. Minas Gerais, n.3, jul/set. 2004.
8. Site: www.wellfisiocursos.com.br 


2 comentários:

  1. - Ei Dôto, estou necessitada de uma sessão, rs. Rola?
    Prometo ser comportada!

    Nicoly Uchôa.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Sem uma piscina não tenho como realizar!
    Acho que vou voltar pro projeto do CESUPA, fiquei de dar uma resposta pro Wellington. Aparece por lá, talvez consiga ganhar uma. rs

    ResponderExcluir