quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cisto ganglionar





Trata-se de um cisto sinovial originário do revestimento sinovial da bainha do tendão ou da articulação. É mais comum na região radial dorsal do punho, mas pode ser encontrado na região volar. Origina-se na parte profunda da articulação e pode ser sintomático antes de ser visível na superfície. É similar a uma bola plástica cheia de um líquido espesso, podendo ser duro ou de consistência gelatinosa, pode ou não ser doloroso, e pode aumentar ou diminuir de volume espontaneamente.    A origem normalmente é a área do ligamento escafossemilunar. Os cistos ganglionares são transparentes, o que ajuda a confirmar o diagnóstico.

CAUSAS

Acredita-se que a principal causa seja devido a movimentos repetitivos do punho com hiperextensão e vigorosa, mas sabe-se que pode ser causado também como conseqüência de uma artrose, traumatismo, ou mesmo sem razão específica, onde ocorre uma dilatação patológica da membrana sinovial de algum tendão que armazena a sinóvia, um líquido lubrificante que permite um melhor deslizamento dos tendões, dentro de suas respectivas bainhas. Estes líquidos lubrificantes contêm proteínas especiais que os fazem espessos fazendo com que nosso corpo tenha muita dificuldade em absorvê-los. O corpo tenta absorver estes líquidos, mas consegue apenas absorver sua água, tornando o cisto mais e mais espesso.

TRATAMENTO

O tratamento é a punção do cisto com agulha. As recidivas são variáveis. Nos adultos, sugerem-se as aspirações múltiplas, com índices de sucesso entre 51 e 85%. Caso as aspirações múltiplas não sejam bem sucedidas e os cistos recorram, podem ser retirados cirurgicamente.
O uso de órtese de imobilização é recomendado para deixar o punho em repouso, principalmente durante a noite. Pode ser utilizada a aplicação de cortisona, substância de ação local, irritante, e que promove um efeito “selante” na falha da capa do punho, o que diminui a inflamação. A dor é a indicação da necessidade do tratamento.

REFERÊNCIAS:

PRENTICE W. E, VOIGHT M. L. Técnicas em reabilitação musculoesquelética. ed. Artmed. Porto Alegre. 2001.

7 comentários:

  1. tenho patela alta, derrame intra-articular e edemas supra-patelares. como isso pode afetar minha vida e quais os tratamentos que podem ser recomendados???

    ResponderExcluir
  2. Bem, no caso de de sua qualidade de vida pode influenciar na prática esportiva e também prováveis lesões em outras partes do corpo, como a coluna, que pode haver mudança postural devido as compensações do corpo para sentir menos a dor no joelho afetado.
    O tratamento principal é com a fisioterapia, onde vão entrar com mecanismos anti-inflamatórios e correção do alinhamento da patela, além de reforço muscular adequado, tratamento que varia de cada terapeuta. Só não aconselho muito você tentar no momento fazer reforço muscular em academia, procure um bom fisioterapeuta, pois dependendo do motivo do seu joelho estar nessas condições, pode ser necessário determinados ângulos específicos para os exercício, normalmente os profissionais de academia não tem esse preparo, por isso recomendo ir à uma clínica de fisioterapia.
    Espero tê-lo ajudado, qualquer outra dúvida estou a disposição.

    ResponderExcluir
  3. oi, durante varios anos eu possuia uma bolha no pulso que doia quando fazia movimento de extensão então resolvi ir ao ortopedista recentemente ele disse que era um pequeno cisto então passou dois exames uma radiografia e um ultrassom, nesses exames constataram que realmente era um cisto de liquido sinovial e no retorno ao medico ele fez uma punsão e retirou esse liquido e me passou um anti-inflamatorio, a bolha desapareceu(ela só aparecia mesmo quando dobro o pulso) e senti uma pequena dor no primeiro dia após a punsão mas já conseguia fazer o movimento completo. mas passou alguns dias a bolha retornou e continua a doer quando tento fazer algum o movimento de extensão qual seria o proximo passo para resolver esse problema de vez...

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em muitos casos é necessário mais de uma punção, caso as punções não forem suficientes o seu médico pode recorrer à um procedimento cirúrgico onde o cisto é retirado por completo. O uso órteses específicas também podem ser recomendadas pelo seu médico, assim como o auxílio da fisioterapia.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Ele é maligno ? Pode causar morte , ou a amputação da mão caso não seja tratado ?

    ResponderExcluir
  5. Cara Daniele, este tipo de cisto não causa nenhum tipo de amputação ou morte, a unica coisa qu causa mesmo é dor na região, devido à inflamação. Como dito na postagem, trata-se apenas de excesso de líquido na membrana que reveste o tendão onde se forma uma bolha na região.
    Qualquer outra dúvida, estarei à disposição. :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Elisson, tudo bem: Entoa, apareceu uma pequena bolinha em minha, logo abaixo de meu calo, rsrs..vejo que esta bolinha eh branca quando faco a hiperextansao da mao, sinto dor ao tocar e ao movimento excessivo. Pode ser cisto ganglionar ou luxacao ou sesamoide: Obrigada :)

    ResponderExcluir