sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Médicos usam com sucesso células-tronco em tratamento para o coração.


Médicos de uma universidade no estado americano do Kentucky desenvolveram uma técnica que pode mudar radicalmente o tratamento de doenças cardíacas.
Um ataque cardíaco, uma corrida para o hospital. Salvo, Mike Jones, de 68 anos, ficou sem conseguir subir um degrau. Mas agora... "Agora eu posso brincar com meus netos, jogar basquete com eles", comemora.
Só nos Estados Unidos, quase 6 milhões de americanos sofrem de insuficiência cardíaca. E neste ano mais 670 mil pessoas vão ter esse problema. A solução, de acordo com os médicos, é mais fácil do que se imaginava: a cura do coração está no próprio coração.
Cardiologistas do hospital da Universidade de Louisville fizeram um estudo com 16 pacientes. Retiraram células-tronco do coração, fizeram cópias em laboratório, já que as produzidas pelo organismo seriam insuficientes para o tratamento. Em seguida, injetaram no coração as células-tronco cardíacas capazes de se transformar em novas células. Os músculos cardíacos começaram a se recuperar, os vasos sanguíneos também.
"Este é o maior avanço que eu já vi na cardiologia em toda a minha vida", disse o médico Roberto Bolli, que participou da pesquisa.
O coração de Mike Jones, que mal conseguia bombear sangue antes da cirurgia, um ano depois, ficou mais forte e passou a mandar 40% mais sangue para o organismo. Hoje esse número já chegou a 60%.
O desafio agora dos médicos é conseguir os mesmos resultados em um número muito maior de pacientes para que a técnica seja definitivamente aprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário